Skip to content

Rock and Roll! Quem nunca foi influenciado ou, mesmo não sendo muito fã, pelos menos curtiu alguma música deste gênero.

É! Muitos filmes, festivais, festas, viagens e simples momentos de entretenimento regados a Rock and Roll.

Muitas bandas de Rock surgem e desaparecem da noite para o dia e fazem sucesso com 1 ou poucos hits; outras duram um pouco mais e poucas duram décadas; o fato é que não existe uma fórmula mágica para fazer com quem uma banda seja longeva.

Algumas delas se destacam pela inovação, outras pela criatividade, extravagâncias, rebeldias, etc.

Infelizmente, o bom e velho Rock and Roll já não faz tanto sucesso atualmente como fazia em décadas passadas; foi cedendo lugar para outros estilos, mas ainda permanece como um bom estilo apreciado por muitos, de várias gerações, incluindo as mais novas.

Roqueiros envelhecem, crescem a barriga, ficam carecas mesmo fazendo tratamento para calvície, mas a música continua a mesma, fazendo sucesso ao longe de gerações.

Aqui temos uma lista de 5 bandas de Rock consideradas por muitos como as melhores de todos os tempos. Se você não concorda com a classificação, fique sossegado; não existe unanimidade nestas classificações; mas uma coisa é certa: se você aprecia o estilo Rock, certamente vai concordar que essas bandas são realmente boas.

5º – U2

Essa é uma banda irlandesa formada em 1976 que continua em atividade até o presente. Alguns atribuem seu sucesso à mistura, nas devidas proporções, de espiritualidade, engajamento e rock, obviamente. Apresenta composições versáteis, que vão da música eletrônica ao blues.

4º – Pink Floyd

Formada em 1965 é bem caracterizada pelas composições estilo blues, progressivo e psicodélico. Fez muita experimentação sonora e atingiu elevado grau de excentricidade. Teve o álbum “The Dark Side Of The Moon” lançado no ano de 1973 como o segundo mais vendido da história da música.

3º – Led Zeppelin

Outra banda que surgiu na década de 60 e se desfez em 1980 emplacando sucessos inesquecíveis como Stairway to Heaven. De sonoridade harmônica e bem pesada, alguns atribuem a ela a invenção do estilo heavy metal. Também incorporaram folk, blues, funk e country ao seu estilo.

2º – The Beatles

Banda de trajetória mais curta que só durou 10 anos, encerrando-se com a morte do John Lennon. Produziu um reavivamento do Rock na década de 60, pois o ritmo se encontrava em certa decadência. Os meninos de Liverpool meio que inovaram na estética dos roqueiros, pois costumavam se apresentar bem vestidos, de terno e gravata, coisa não muito usual para o estilo de música.

1º – The Rolling Stones

É a banda de maior longevidade de todos os tempos; existe desde 1962. Também considerada a de maior sucesso por muitos críticos. De espírito rebelde e irreverente, gerou fama mundial para todos os seus integrantes. Destaca-se por ter sida uma das pioneiras na incorporação do blues norte-americano às suas canções. Repertório de músicas polêmicas, provocativas, profanas e sensuais, mas que tem agradado a muita gente.

Gostou da lista? Concorda com ela? Deixe seu comentário abaixo!

January 18, 2017 / Juninho Bil